NCOR

National Center for Ontological Research (NCOR) – criado e dirigido pelo Dr. Barry Smith – foi fundado em Buffalo (New York, Estados Unidos da America) nos anos 2000 com o objetivo de aprimorar a qualidade da pesquisa e do desenvolvimento de ontologias, além de investigar e desenvolver ferramentas e estratégias para avaliação e garantia de qualidade dos artefatos ontológicos.

NCOR-BR

O NCOR-BR – uma associação sem fins lucrativos – consiste em uma rede dinâmica de pesquisadores, profissionais e estudantes comprometida em desempenhar um papel ativo nas discussões sobre a Ontologia Aplicada, disseminando conhecimento e boas práticas para suportar artefatos ontológicos de alta qualidade.

O NCOR-BR é um capítulo brasileiro do NCOR que nasceu de mais de uma década de discussões de um grupo de pesquisadores da Ciência da Informação.

Escopo e atuação do NCOR-BR

O NCOR-BR é uma instituição nascida da pesquisa e prática da Ciência da Informação, ainda que voltada para profissionais da informação na acepção ampla do termo:

  • Estudantes e pesquisadores da Ciência da Informação;
  • Estudantes e pesquisadores de áreas afins, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação;
  • Analistas de sistemas de informação, bibliotecários, linguistas, cientistas de dados, programadores, administradores de bancos de dados.

Objetiva ainda auxiliar executivos e gerentes de tecnologia da informação que buscam um salto qualitativo nas práticas de gestão da informação de seus ambientes profissionais.

No momento, a NCOR-BR ainda não aceita associados pessoa física e o estatuto ainda não está disponível.